segunda-feira, 9 de julho de 2012

Atividade matemática leva alunos do Mais Educação a estabelecimentos locais

No dia 4 de Julho, levei meus alunos do 4 ano da oficina de matemática para uma atividade prática. Esta atividade faz parte o projeto "Aprendendo com o nosso próprio consumo",esta atividade é a segunda parte do projeto onde meu objetivo é fazer os alunos aprenderem contextos matemáticos a partir de suas experiências de consumo. Neste dia os alunos foram até uma loja de vestuário para fazer a contagem de peças, coleta de dados e uma entrevista com a vendedora da loja. Depois desta ação o próximo passo será trabalhar com gráficos, tabelas, análise combinatória, média e é claro, cálculos e problemas matemáticos. Acompanhe como foi a visita e um trecho da entrevista:













segunda-feira, 2 de julho de 2012

Literatura CLACT CLACT CLACT no ensino da matemática nas oficinas do Mais Educação

Quem disse que matemática e português são  componentes curriculares opostos?
A literatura CLACT CLACT CLACT é uma prova disso, ela conta a história de uma tesoura que picota papéis formando formas geométricas, classificando por cores. Através dessa literatura, fizemos a atividade prática como na história. O resultado foi a classificação, reconhecimento e criatividade que os alunos puderam trabalhar. Logo depois confeccionamos um painel, expondo os trabalhos dos alunos.


 








Jogo do CAN CAN auxilia o desenvolvimento de noções matemáticas

Essa semana, resolvi apresentar o jogo do CAN CAN aos meus alunos das oficinas de matemática do Mais Educação, foi uma experiência muito boa e percebi que os alunos do 1 e 2 ano tiveram que raciocinar sobre as questões de adição, multiplicação e subtração. Esse jogo é muito bom para crianças que estão iniciando seus processos matemáticos.

Acompanhe as fotos...